Pular para o conteúdo

Covid-19: Margarida anuncia novos leitos de UTI e o funcionamento da Onda Vermelha em Juiz de Fora

A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou, nesta sexta-feira (15), que Juiz de Fora contará com mais sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19 no município. O anúncio foi feito durante o balanço dos 15 primeiros dias da nova gestão.

Também durante a entrevista coletiva, a chefe do Executivo informou que a cidade vai regredir para a Onda Vermelha do “Minas Consciente” na próxima segunda-feira (18) e explicou quais serão algumas restrições no município.

Apesar do retorno à fase mais restritiva e o programa não autorizar o funcionamento do mesmo, o novo decreto inclui as leis promulgadas pela Câmara no ano passado, que colocam como essenciais as atividades praticadas em academias de ginástica e em quadras poliesportivas, bem como as prestadas pelos profissionais cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador, maquiador e similares.

Novos leitos

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Pimental, serão criados cinco leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e dois no Hospital Geraldo Mozart Teixeira (HPS).

Os novos locais vão de forma imediata, mas ainda não foi informado a data. Também durante a entrevista coletiva, Ana Pimentel falou sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19 na cidade. Na próxima segunda-feira (18), a secretária vai divulgar como será a logística e o grupo prioritário.

Ana voltou a dizer que Juiz de Fora está preparada para receber a imunização, que deve começar após a chegada das doses da vacina no município. Ainda não há uma definição sobre a data.

“O nosso foco principal para o início da vacinação é diminuir a mortalidade, então o grupo prioritário tem que ser os idosos, os trabalhadores de saúde e as pessoas que tem comorbidades”, explicou a secretária.

Onda Vermelha

Durante a coletiva, Margarida Salomão informou que academias e salões de beleza poderão funcionar em Juiz de Fora por causa de leis promulgadas no ano passado. Apesar da Onda Vermelha não autorizar, os dois setores poderão abrir por serem considerados “essenciais” na cidade.

Não foi anunciado, até a última atualização desta matéria, mais informações, como os horários de funcionamento de academais e salões de beleza. Outros detalhes devem ser publicado no decreto deste sábado (16).

Segundo o Estado, nesta fase está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

  • Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para saber se as academias e os salões de beleza poderiam abrir mesmo com a promulgação da lei, mas até a última atualização desta matéria não houve retorno.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *