O trabalho, que começou na quarta-feira (2), é direcionado a qualquer profissional acima de 18 anos que apresentar documentação que comprove vínculo empregatício com a Instituição de Ensino (IE).
O município de Cataguases é a primeira cidade com mais de 70 mil habitantes das regiões da Zona da Mata e do Campo das Vertentes a iniciar a vacinação de professores contra a Covid-19.
O trabalho começou na quarta-feira (2) com a aplicação das doses em profissionais da educação que atuam em creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, além de profissionais que atuam no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com a assessoria da pasta, qualquer profissional acima de 18 anos pode comparecer aos postos de vacinação na cidade. É necessário apresentar documentação que comprove vínculo empregatício com a Instituição de Ensino (IE).
Primeira cidade a vacinar professores
Entre as principais cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes com mais de 70 mil habitantes estão Juiz de Fora, Barbacena, Muriaé, Ubá, São João del Rei e Viçosa e Cataguases. Vale ressaltar que esses municípios receberam nova remessa de vacinas na última segunda-feira (31).
Veja a imagem com os pontos de vacinação:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/a/Zdq0RnTiiqIPrTdQhVZw/prfissionais-educacao-02.png)
Pontos de vacinação para profissionais de saúde em Cataguases — Foto: Prefeitura/Divulgação
Início da imunização em outras cidades
Muriaé
Em Muriaé, a vacinação para os profissionais da educação está prevista para começar nesta sexta-feira (4).
De acordo com o Executivo, o primeiro dia de imunização será exclusiva para os colaboradores das 12 escolas que já retomaram atividades presenciais. O atendimento será das 8h às 16h, na UBS do Bairro São Francisco, e o público estimado é de aproximadamente 365 pessoas.
A partir da próxima segunda-feira (7), a vacinação vai se estender também para os trabalhadores da rede pública.
Neste caso, a vacinação será nos locais onde já ocorrem normalmente: escolas municipais do Centro, Barra, Dornelas e Porto, com início às 8h e encerramento às 11h, de segunda a sexta-feira.
Juiz de Fora
De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora o calendário de vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores de educação que estão na ativa no município será divulgado na próxima semana. A data, no entanto, não foi especificada.
No dia 14 de maio, o G1 mostrou que a Administração havia iniciado o pré-cadastro do grupo. A imunização será direcionada para os professores que atuam em creches, ensino básico, médio, técnico e superior.
Outras cidades
As prefeituras de Barbacena, Viçosa, São João del Rei e Ubá não responderam os questionamentos referentes ao início da imunização feito pelo G1 até a última atualização desta matéria.
Atualmente, a vacinação nestes municípios é voltada para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/s/K/f2kEcxSPCvJshTlaEAxA/vacinacao-covid-ft-lucas-lins-3-1-.jpg)
Vacinação contra a Covid-19 — Foto: Lucas Lins
Aulas presenciais
A Prefeitura de Cataguases não informou como está o andamento das discussões sobre um possível retorno das aulas presenciais no município.
Em Muriaé, o retorno foi autorizado em março de 2021 nas escolas da rede pública e privada. Foi adotado o ensino híbrido e facultativo, seguindo o protocolo divulgado pelo Governo de Minas. Na rede estadual e municipal, ainda não há data definida para a retomada das atividades presenciais.
Em Juiz de Fora, as aulas presenciais estão suspensas no município desde o início da pandemia de Covid-19. Em maio, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura realizaram reuniões para debater sobre o assunto. Além disso, um protocolo sanitário foi apresentado pela Administração, mas apesar disso, ainda não há uma data para o retorno.