Pular para o conteúdo

Corpo de Bombeiros alerta para perigos de incêndios florestais nesta época do ano

Entre os meses de abril e outubro, cresce em todo o Brasil, o número de queimadas, algo que trás grandes problemas ambientais, econômicos e também para a saúde da população.

Para minimizar as queimadas, o Corpo de Bombeiros em todo estado está promovendo uma campanha para orientar as pessoas quanto aos riscos desta prática que, de acordo com o Código Penal Brasileiro é crime.

Recentemente o comandante do Corpo de Bombeiros do 2º Pelotão instalado em Muriaé, tenente Dornelas concedeu uma entrevista por telefone ao repórter Gilson Júnior durante o programa Plantão de Polícia que vai ao ar pela Rádio Muriaé.

Na entrevista, o comandante falou da importância de evitar as queimadas e disse que a grande maioria dos incêndios é provocado por homens.

Dicas para evitar queimadas

. Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

. Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.

. Não soltem balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

. Não realizar queimada controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, Capina.

As denúncias podem ser feitas através dos números 193 e 181.

 

Fonte : Rádio Muriaé

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *