Pular para o conteúdo

Comitê de Covid-19 de MG altera ondas e suspende cirurgias eletivas; veja situação da Zona da Mata e Vertentes

O Comitê Extraordinário Covid-19 realizou a reunião semanal nesta terça-feira (16) e decidiu manter as macrorregiões Centro-Sul e Sudeste na Onda Amarela e a Leste do Sul na Onda Vermelha do “Minas Consciente”. O Estado também decidiu suspender as cirurgias eletivas para todos os municípios mineiros.

Como as regiões Leste do Sul e Sudeste, que incluem as cidades da Zona da Mata, não sofreram alterações as restrições estão mantidas. O mesmo ocorre na Centro-Sul, onde estão as cidades localizadas no Campo das Vertentes.

Em relação à suspensão das cirurgias eletivas terem sido expandidas para todas as cidades mineiras, o Estado informou que a decisão foi tomada após aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19 em todo o estado na última semana.

Até a última atualização desta matéria, a situação das microrregiões não havia sido divulgada.

Conforme o programa, caso as ondas indicadas para as macrorregiões e microrregiões sejam diferentes, caberá ao prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir.

Suspensão das cirurgias eletivas

A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. A medida será válida para as redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Há exceção para pacientes cardíacos ou oncológicos com maior gravidade. Essa avaliação fica a cargo do médico especialista, que deve atestar se o atraso na cirurgia apresenta risco de o paciente morrer.

Macrorregiões

Regiões de Minas estão em fases mais restritivas do programa Minas Consciente. — Foto: Governo de MG

Regiões de Minas estão em fases mais restritivas do programa Minas Consciente. — Foto: Governo de MG

Veja abaixo as cidades que integram cada macrorregião e que aderiram ao “Minas Consciente”.

Centro-Sul: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Paiva, Ressaquinha, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, São João del Rei e Senhora dos Remédios.

Leste do Sul: Cajuri, Canaã e Viçosa

Sudeste: Além Paraíba, Andrelândia, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Orizânia, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Terceira fase do Minas Consciente

Nesta terceira fase do plano, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Regras do Minas Consciente  — Foto: Governo de MG/Divulgação

Regras do Minas Consciente — Foto: Governo de MG/Divulgação

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *