Pular para o conteúdo

Campanha de vacinação contra o Sarampo é prorrogada até o dia 31 de outubro em Muriaé

O Ministério da Saúde prorrogou nesta quarta-feira, o prazo da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo para até o dia 31 de outubro para o público de 20 a 49 anos. De acordo com dados do Ministério, o vírus permanece ativo em 21 estados brasileiros. Dados da Secretaria Nacional de Vigilância e Saúde mostra ainda que existe um grande número de pessoas suscetíveis ao contrair a doença.

Em entrevista a Rádio Muriaé nesta quarta-feira (28), o Coordenador de imunização da Gerencia Regional de Saúde de Ubá, Wallan Mcdonald Soares Souza falou sobre a importância da população se vacinar para conter o vírus na região.

Segundo ele, em 2019 foram registrados em cidades pertencentes à GRS 44 casos. Já em 2020 apenas um caso foi confirmado. O coordenador informou também que em Muriaé, somente 27% da população que precisa ser imunizada foram vacinadas. A meta é vacinar 95% do público alvo.

As doses da vacina estão sendo distribuídas gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos horários de 8h às 16h30.

Sintomas da doença

– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– falta de apetite;
– mal-estar intenso.

Nesse período podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença. Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas vermelhas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Caso apareçam alguns desses sintomas, a recomendação é procurar um atendimento médico urgente.

 

Fonte : Rádio Muriaé

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *