Acompanhado de sua mãe, ele precisou ser colocado na ventilação mecânica
O Hospital São Paulo recebeu nesta quinta-feira (01) um paciente que veio transferido de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, com quadro elevado de bronqueolite.
Trata-se de um bebê de um mês. Ele chegou numa aeronave do Corpo de Bombeiros, acompanhado de sua mãe e foi levado pela para o HSP por uma ambulância da corporação.
A transferência foi feita através do programa SUS Fácil, em que a Secretaria de Estado de Saúde autoriza o remanejamento de pacientes para hospitais especializados. A criança chegou com insuficiência respiratória e precisou ser colocado na ventilação mecânica.
Não há nenhuma confirmação de que o bebê esteja com Covid-19, mesmo assim, devido aos protocolos em pacientes que apresentam quadros de insuficiência respiratória, ele está em isolamento e foi submetido ao teste de covid.
De acordo com a pediatra Lorena Fadul, uma das responsáveis pela UTI Neonatal do Hospital São Paulo, desde o início da pandemia, nenhuma criança deu entrada na UTI Neonatal, positivada com a Covid-19. Ela afirmou também que nos meses de março a agosto, devido a mudança do clima e a baixa umidade, aumenta consideravelmente as doenças respiratórias em crianças.
Segundo dados epidemiológicos da Covid-19 em pediatria, emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pessoas com idades de 0 a19 anos são as que menos foram contaminadas com a Covid e também a faixa etária que teve o menor registro de óbitos no Brasil, desde o início da pandemia. Entretanto, é fundamental que crianças e adolescentes continuem seguindo os protocolos sanitários para evitar a propagação do vírus.