Pular para o conteúdo

Após fiscalização no Hospital de Cataguases pacientes com Covid-19 terão que ser transferidos para Leopoldina

Todos os pacientes com Covid-19 de Cataguases, deverão ser transferidos para Leopoldina, sejam para enfermaria ou UTI, a partir deste sábado (15). A decisão se deu após uma fiscalização da Gerência Regional de Saúde nesta sexta-feira (14) no hospital.
Conforme o médico Dr. Joseph Freire, presidente da Comissão Extraordinária Covid-19 no Município, explicou para o Site Mídia Mineira, foram constatadas várias irregularidades. As principais seriam: falta de médico plantonista na enfermaria Covid, mesmo com o dinheiro garantido pelo Município para pagamento do médico; falta de médico rotina, para visitar os pacientes e a falta de protocolos clínicos de atendimento médico, para sedação, ventilação, intubação etc.
Na noite desta sexta-feira, uma reunião com o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira; com a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Rezende Coelho, com o médico Dr. Joseph Freire e com a Diretoria do Hospital de Cataguases definiu as novas regras. Segundo Dr. Joseph Freire, o hospital já havia sido notificado para corrigir as irregularidades, mas nada foi feito.
“O Município quis ajudar, o Município se prontificou em pagar mais R$ 200 mil para cobrir as despesas com médicos, mas deu no que deu ontem, o Hospital sentiu um pouco de ciúmes e acabou brigando comigo e me expulsando do local”, disse Dr. Joseph.
Segundo o Provedor do Hospital de Cataguases, José Roberto Furtado, os pacientes que estão em tratamento continuarão no Hospital, mas os novos pacientes que necessitarem de internação serão transferidos para Leopoldina. Conforme ele explicou para o Site Mídia Mineira, as exigências protocolares da Vigilância Sanitária já foram cumpridas, mas que o Hospital está com dificuldade para contratar profissional e a falta desse profissional motivou a interdição para novos pacientes, após denúncia na Secretaria de Estado de Saúde.
Doutor Joseph, no entanto, contestou a informação de que existe a dificuldade para contratação de profissional, pelo fato de ter levado o médico até a Santa Casa, nesta quinta-feira (13), que acabou sendo rejeitado pela mesma. Ele também contestou a informação do provedor sobre a transferência dos pacientes. Segundo o médico, todos os pacientes que estão internados serão também transferidos para Leopoldina.
Fonte e Foto: Midia Mineira

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *