Pular para o conteúdo

Abastecimento começa a ser normalizado na represa de Chapéu D’Uvas em Juiz de Fora

O sistema de abastecimento de água da represa Chapéu D’Uvas em Juiz de Fora começou a ser restabelecido na madrugada desta segunda-feira (3) após a unidade de captação ficar sem energia desde sexta-feira (31), por causa de um defeito na rede elétrica que atende a região.

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) informou em nota ao G1 que o abastecimento na cidade ainda está em recuperação e que há reclamações pontuais de falta de água em algumas localidades.

A companhia está analisando os chamados e afirmou que o contato para notificar problemas no abastecimento deve ser feito através do telefone 115.

Na sexta-feira (31), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) explicou que foi localizado um trecho com defeito na rede que atende a região onde fica a represa Chapéu D’Uvas e equipes da companhia atuaram para corrigir a situação, que era considerada de alta complexidade e em local difícil acesso.

A energia foi restabelecida na tarde de domingo (2). Segundo a Cesama, a unidade ficou sem energia elétrica por 44 horas.

Para evitar um desabastecimento de água, a Companhia realizou a alternância no funcionamento de elevatórias específicas, que permitiu direcionar água para áreas mais afetadas.

A Cesama acionou a captação do Ribeirão do Espírito Santo e disponibilizou caminhões pipa para situações prioritárias, como hospitais.

Os locais mais atingidos por falta de água no domingo foram os bairros Santa Luzia, Teixeiras, Jardim de Alá, Mundo Novo, Alto dos Passos e adjacências.

Alguns bairros da Região Leste também apresentaram reclamações, que segundo a Cesama, já foram solucionados.

Chapéu D’Uvas

A adutora de Chapéu D’Uvas foi inaugurada em agosto de 2014, saindo da barragem até chegar à Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI), onde a água é tratada e distribuída.

O local tem capacidade de adicionar até 900 litros de água por segundo ao sistema da cidade, o que reforça o abastecimento em todo o município.Fonte: G1 Zona da Mata

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *