Pular para o conteúdo

Zona da Mata chega a 10 casos confirmados de sarampo em 2019

Zona da Mata chega a 10 casos confirmados de sarampo em 2019

Dois novos casos de sarampo foram confirmados em municípios da Zona da Mata, segundo Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com isso, a região chegou a 10 registros da doença neste ano.

Conforme os dados, Além Paraíba e Muriaé contabilizaram um caso da doença em cada. O G1 entrou em contato com as secretarias municipais de Saúde para mais informações.

Além das duas cidades, Juiz de Fora contabiliza cinco confirmações por sarampo e Visconde do Rio Branco, Ubá e Viçosa, uma em cada. Entre os municípios localizados no Campo das Vertentes, não há nenhum caso confirmado da doença. Veja abaixo os casos na região.

Sarampo na Zona da Mata

Cidade Casos confirmados
Juiz de Fora 5
Visconde do Rio Branco 1
Viçosa 1
Muriaé 1
Ubá 1
Além Paraíba 1
Fonte: SES-MG

Novos casos na região
Muriaé

A cidade teve no boletim desta quarta o primeiro caso confirmado da doença. A SES-MG, no entanto, já havia publicado um caso anterior, mas no dia 2 de outubro, o G1 mostrou que Estado havia voltado atrás na divulgação e descartado o caso da doença na cidade.

No mês passado, a reportagem mostrou que o Executivo tinha negado a ocorrência e informado que estava apenas estava em investigação.

Sobre o caso publicado pela SES-MG no novo boletim, a Prefeitura confirmou que se trata de uma criança de três anos. “A menina apresentou os sintomas em 8 de setembro, foi internada no Hospital São Paulo, onde recebeu tratamento e fez os exames. Ela já se recuperou da doença e está bem”.

“A criança também recebeu a vacina no tempo correto, não viajou e não estuda. Por isso, a situação está controlada”, explicou a Secretaria Municipal de Saúde, que informou também que ela está recuperada e em casa.

Além Paraíba

O novo boletim da SES-MG divulgou a confirmação de um caso de sarampo no município. O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, que informou que desconhece a confirmação do caso e que um roteiro de investigações com os resultados foi encaminhado para Belo Horizonte.

No dia 13 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde havia informado que dois casos suspeitos de sarampo estavam em investigação no município.

O primeiro caso foi registrado em uma jovem, de 18 anos, e a primeira amostra deu positiva. Entretanto, a Secretaria de Saúde encaminhou um segundo exame e aguarda resultado para confirmar a ocorrência.

Já o segundo casa, é de um bebê, de quatro meses, ainda não vacinado, por conta da faixa etária. Ele teve contato com o pai, que não apresenta sintomas, mas que viaja a trabalho, para áreas onde o vírus está em circulação.

Outros casos confirmados
Viçosa

No dia 8 de agosto a Prefeitura de Viçosa havia divulgado que a cidade tinha registrado um caso confirmado de sarampo em um bebê de nove meses.

A informação, no entanto, foi negada no dia seguinte, quando o Executivo corrigiu e afirmou que se tratava de um caso que ainda estaria em investigação. No entanto, a notificação foi confirmada pelo Estado no dia 15 de outubro.

Visconde do Rio Branco

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para solicitar mais informações acerca do caso confirmado no boletim epidemiológico do dia 15 de outubro e aguarda retorno.

Ubá

No dia 9 de outubro, SES-MG confirmou o primeiro caso de sarampo em Ubá em 2019. O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre o paciente, mas não obetve retorno.

Juiz de Fora

Confirmados

Um adolescente, 16 anos, com somente uma dose da vacina tríplice viral registrada na caderneta de vacinação, morador do Bairro Novo Horizonte: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante a investigação foi constatado que o adolescente esteve em contato com parentes que residem em São Paulo, região onde há surto da doença.
Criança, sexo feminino, um ano de idade, moradora do Bairro Aeroporto: A vítima foi atendida na rede particular e, após suspeita, os médicos realizaram a coleta do material biológico. O resultado do exame acusou positivo.
Homem, 43 anos, morador do Bairro Nova Horizonte, sem histórico de vacinação: A equipe do DVEA realizou a investigação do caso, onde foi constatado que o paciente esteve em contato com familiares que viajaram para São Paulo. Ele é tio do adolescente, de 16 anos, cujo caso já foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Mulher, 41 anos, moradora do Bairro Novo Horizonte: Ela é mãe do adolescente, de 16 anos, que teve o caso confirmado, conforme mostrado pelo G1 no dia 3 de setembro.
Jovem, de 19 anos, moradora do Bairro Marumbi: Caso foi confirmado nesta quarta, através do Boletim Epidemiológico.

Casos investigados

Criança, sexo masculino, 1 ano e 9 meses, residente Bairro Nossa Senhora Aparecida: O caso segue em investigação e uma amostra biológica da paciente foi enviada para análise laboratorial.
Criança, sexo feminino, 1 ano e 1 mês, residente do Bairro Ipiranga: O caso segue em investigação e foi colhida uma amostra biológica da paciente que foi enviada para análise laboratorial.
Criança, 2 anos e 10 meses, residente do Bairro Democrata: O caso segue em investigação e foi colhida uma amostra biológica da paciente que foi enviada para análise laboratorial.
Criança, sexo feminino, de 1 ano e nove meses, moradora do Bairro Morro da Glória: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente tomou somente uma dose da vacina tríplice viral, que está registrada na caderneta de vacinação. O caso está em investigação.
Casos confirmados em Minas Gerais
De acordo com o novo boletim epidemiológico publicado, nesta quarta, o Estado tem 74 casos confirmados de sarampo em 2019, sendo 20 em Uberlândia, 18 em Belo Horizonte, cinco em Juiz de Fora e cinco em Ribeirão da Neves.

A maioria dos casos confirmados está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com doentes provenientes das cidades de São Paulo-SP (1), Jundiaí-SP (1), São Bernardo do Campo (1) e Araras-SP (1).

A exceção deste tipo de vínculo foi para os casos das cidades de Betim, Frutal, Poço Fundo, Ribeirão das Neves, Sabará, Unaí, Viçosa e Visconde do Rio Branco, onde não foram identificadas as origens de contato dos doentes.

Recomendações
Todas as crianças acima de seis meses até 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da tríplice viral. A dose, chamada de dose zero, não é considerada válida para o esquema vacinal de rotina. Isso quer dizer que, a criança deve receber novamente a vacina aos 12 e 15 meses, observando o intervalo mínimo de 30 dias para revacinação.

Para as demais faixas etárias, a recomendação permanece a mesma. São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos de idade. Acima desta idade, é necessária apenas uma dose.

Quem não tiver se vacinado ou não tem o registro no cartão de vacina, deve procurar uma unidade de saúde para ser imunizado.

Fonte: G1 Zona da Mata

Site do Café

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *