Informação foi confirmada pelo chefe do Executivo Beto Lopes na manhã desta sexta (9), que foi até Brasília receber o parecer do Ministério da Saúde.
Foram liberadas para aplicação, através de laudo emitido pelo Ministério da Saúde, cerca de 1.340 doses contra a Covid-19 que estavam paradas há um mês em Matias Barbosa.
A informação foi confirmada pelo Prefeito Beto Lopes (PP) na manhã desta sexta (9), que foi até Brasília receber o parecer. Veja o vídeo gravado pelo chefe do Executivo.
No início de junho, uma falha na rede elétrica do município comprometeu o funcionamento de refrigeradores na Central de Vacinas, local onde estavam armazenadas as doses.
Após o caso, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora enviou um relatório ao Ministério da Saúde e aguardava avaliação do órgão para saber se as doses, que estão no prazo de validade, poderão ser usadas. O parecer informando a usabilidade das vacinas para aplicação na população foi enviado nesta sexta (9) para a SRS.
Em nota divulgada nesta sexta, a Regional de Saúde de Juiz de Fora confirmou que recebeu, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde o resultado do laudo referente à análise documental dos imunizantes que estavam armazenados nas câmaras da Policlínica do município de Matias Barbosa onde houve uma falha elétrica no local.
O laudo diz que após analise os lotes dos imunizantes foram liberados para uso. São 1.229 doses da vacina AstraZeneca e 110 doses da vacina CoronaVac.

Prefeitura anuncia liberação de aplicação de doses contra a Covid-19 em Matias Baborsa
O chefe do executivo participou de reunião na quinta-feira (8) com membros da pasta e obteve a confirmação das informações do relatório.
“Foi verificado que a temperatura da sala não apresentou problemas com a refrigeração do ambiente e manteve a temperatura durante toda a madrugada do dia 3 de junho. A câmara manteve-se fechada e os demais protocolos foram seguidos”, informou a Prefeitura.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde para solicitar acesso ao laudo completo, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.
Nesta sexta, o município de Matias dá andamento à vacinação de pessoas entre 40 a 44 anos, sem comorbidades.
Entenda o caso
No início de junho, uma falha na energia elétrica que alimenta a Central de Vacina de Matias Barbosa pode ter inutilizado cerca de 1.340 doses de vacinas contra a Covid-19.
Conforme o Departamento de Saúde da cidade, o problema comprometeu o funcionamento das câmaras de armazenamento, que ficam na Policlínica e armazenavam as vacinas contra coronavírus e demais imunizantes no momento do ocorrido.
Após a falha, a Administração acionou a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora que encaminhou os imunizantes para análise. Posteriormente, a SRS encaminhou uma análise documental para o Ministério da Saúde que liberou a utilização das doses.
Na época, o G1 procurou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para saber se o problema teria sido no fornecimento de energia por parte da empresa. A Companhia informou que não houve registro de falta de energia por parte da Cemig para o endereço.
Em entrevista à TV Integração, a diretora do Departamento de Saúde da cidade, Luiza Helena Menezes, explicou sobre o ocorrido e que as informações foram repassadas para a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.
“O que aconteceu no dia foi um pique na parte elétrica e imediatamente a Eva, que é coordenadora da Epidemiologia, foi até o local. Ela então fotografou as câmaras, ligou imediatamente para a Superintendência Regional de Saúde, relatou todo o acontecido, mostrando as temperaturas ambientes e das Câmaras na hora que ela chegou e também na hora que aconteceu o episódio para que fosse informado ao Ministério da Saúde”, relatou.
Parte das vacinas eram para aplicação da 1ª dose do público entre 60 anos e a outra parte para a 2ª dose do público de idosos agendados. Para dar continuidade no processo de imunização, no dia 18 de junho a Regional de Saúde encaminhou ao município 420 doses extras de vacinas, que já foram aplicadas.
Já a rede elétrica, que alimenta a Central de Vacinas, passou por avaliação e não foram registradas falhas novamente.
Fonte: G1 Zona da Mata