Pular para o conteúdo

Vacinação contra a gripe na Zona da Mata: veja qual é o público-alvo e informações para se imunizar

Municípios da Zona da Mata iniciam na próxima semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. Para saber como será o esquema, o G1 entrou em contato com algumas das principais prefeituras da região. Veja abaixo como será em Juiz de Fora, Viçosa e Muriaé.

Até a última atualização desta matéria, Barbacena não havia divulgado as informações; a cidade fica no Campo das Vertentes. Já em Ubá, o Executivo aguarda a chegada de imunizantes para divulgar o calendário.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores. Veja abaixo a situação das cidades das regiões e mais informações sobre a Campanha Nacional.

Entrega de vacinas

A reportagem procurou as regionais de Saúde, que fazem parte da Zona da Mata e Campo das Vertentes, para perguntar quantas doses cada uma recebeu.

Em nota, a Regional de Juiz de Fora explicou que recebeu na 25 mil vacinas do Estado na quinta-feira (8) As mesmas serão distribuídas para cidades da região.

O G1 não conseguiu retorno das outras regionais até a última atualização desta matéria.

Como será?

Juiz de Fora

A vacinação em Juiz de Fora começa na próxima segunda-feira (12).

Primeira etapa: entre os dias 12 de abril e 4 de maio

  • Crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias anos): podem se vacinar no Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBSs, o atendimento será das 8h às 16h;
  • Gestantes e puérperas: podem se vacinar no Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, de segunda a sexta das 8h às 15h. Nas UBSs, o atendimento será das 8h às 16h;
  • Trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente da assistência à saúde contra doenças respiratórias: nos locais de trabalho e nas UBSs, o atendimento será das 8h às 16h.

*Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças a serem imunizadas.

Segunda etapa: entre os dias 11 de maio e 8 de junho

  • Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada: vacinação será nas UBSs e o atendimento das 8h às 16h.

Terceira etapa: entre os dias 9 de junho e 9 de julho

  • Pessoas com comorbidades (com indicação médica), caminhoneiros, Forças Armadas e de Segurança e Salvamento: a vacinação será nas UBSs e o atendimento das 8h às 16h.

Viçosa

A imunização em Viçosa também ocorre a partir da próxima segunda-feira e gestantes, puérperas, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menor de seis anos serão vacinadas no primeiro momento.

vacinação será feita na Sala de Vacinas da Policlínica Municipal, na Rua José da Cruz Reis, nº 105, Centro, das 7h às 17h.

Muriaé

De acordo com a Prefeitura de Muriaé, a Campanha de Vacinação começa na quarta-feira (14) pois as doses contra a gripe chegam no fim da terça-feira (13).

O público alvo na cidade no primeiro momento será de crianças de seis meses e menores, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, de 8h às 16h.

Vacinas contra Influenza e Covid-19

A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

Importância da vacinação

Ministério informou que a imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença, por isso deve ser mantida apesar de todos os desafios frente à circulação do novo coronavírus.

Segundo a pasta, a imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

A Influenza

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Se não for tratada a tempo, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *