Atualmente, cidade tem 22 unidades exclusivas para pacientes graves do coronavírus em toda a região.
A Prefeitura de Ubá, a administração do Hospital Santa Isabel e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) estão buscando junto ao Ministério da Saúde o credenciamento de mais 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A viabilidade de ampliação dos leitos foi discutida em uma reunião realizada na última terça-feira (9). Atualmente, a cidade tem 22 intensivas exclusivas para o tratamento de pacientes agravados pela doença que estão atingindo taxas de ocupação entre 90% a 100%.
“O hospital demanda novos leitos para o atendimento. Estamos todos preocupados com essa situação crítica. Por isso, a pedido do prefeito Dr. Edson, convocamos essa ação na busca de soluções urgentes”, explicou o secretário de Governo de Ubá, Vinicius Samôr.
O prefeito Edson Teixeira Filo (DEM) reforçou que a demanda por leitos de UTI é regional, já que Ubá é sede da microrregião e um dos polos hospitalares da Zona da Mata.
Ele explicou que os potenciais de ampliação foram pensados considerando a necessidade de leitos diante da previsão de casos graves, a infraestrutura do hospital, a disponibilidade de equipamentos e possibilidade de contratação de recursos humanos, que é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Prefeitura.
“Através dessa parceria, com os esforços do município, da administração do hospital e do Governo do Estado, estamos firmes para conseguirmos mais leitos, para ampliar o atendimento intensivo para os pacientes com quadro mais agravado pela Covid-19”, finalizou o chefe do Executivo.
Fonte: G1 Zona da Mata