Prefeitura comemorou em rede social após Anvisa aprovar na tarde deste domingo (17) uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac e deu previsão de chegada da vacina na cidade.
A prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão (PT) comemorou em suas redes sociais a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19, na tarde deste domingo (17). Margarida também aproveitou para anunciar que o plano municipal de imunização será divulgado nesta segunda-feira (18).
“Saudemos quem permitiu que esse passo gigantesco fosse dado: Instituto Butantã e Fiocruz. Entidades públicas, voltadas para o bem de todos e todas. Viva a Ciência e o SUS!”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/2/AXSIvOTGAs7fNjp8SWvg/whatsapp-image-2021-01-17-at-16.58.27.jpeg)
Margarida Salomão comemora aprovação das vacinas contra a Covid-19 em rede social — Foto: Rede social/Reprodução
Questionada por uma seguidora quando a vacinação começaria na cidade ela respondeu que em breve.
“Perspectiva de que a vacina chegue essa semana. Começamos a vacinação assim que possível. Amanhã divulgaremos o plano para tanto”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/M/dLik8bS9acRktUpbjk6A/whatsapp-image-2021-01-17-at-17.06.02.jpeg)
Margarida Salomão prevê em rede social a chegada da vacina em Juiz de Fora — Foto: Rede social/Reprodução
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou na sexta-feira (15), que o programa de execução da vacinação contra a Covid-19, que define todas as ações a serem desenvolvidas, já estava pronto.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa era que o plano fosse divulgado no início desta semana e agora a Prefeita confirmou que será feito nesta segunda-feira (18).
Após o anúncio de que o Programa Nacional de Imunização começaria a ser executado no dia 20 de janeiro, a secretária de Saúde, Ana Pimentel, fez os últimos ajustes para o início da mesma na cidade.
“Juiz de Fora está completamente preparada para iniciar a vacinação”, afirmou Ana Pimentel. Ainda conforme ela, o município tem a logística pronta para cumprir o papel definido para as cidades pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com Ana Pimental, “os profissionais estão capacitados. A rede de frio, na qual os imunizantes serão armazenados, está organizada, e a logística de distribuição dentro do território local está estruturada”.
Para dar início à imunização, a secretária ainda esclareceu a necessidade de que também o Estado e o Governo Federal cumpram as atribuições e responsabilidades atribuídas a essas instâncias pelo PNI.
No encontro virtual, o ministro estimou que oito milhões de doses serão disponibilizadas a partir da segunda quinzena deste mês, sendo dois milhões são da Astrazeneca, da FioCruz, e seis milhões da Coronavac, do Instituto Butantan.