Pular para o conteúdo

Governo de MG vai disponibilizar leitos de UTIs pediátricas para crianças do Amazonas

O Governo de Minas Gerais vai disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas para crianças do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita a Juiz de Fora nesta sexta-feira (15).

A princípio, Minas Gerais vai receber 65 crianças do Estado, que passa por um colapso na rede de saúde por causa da pandemia da Covid-19. Ainda não foi informado, no entanto, para quais cidades os pacientes serão levados.

Durante a entrevista coletiva, Zema ainda explicou que “talvez depois de amanhã, estaremos recebendo os pacientes infantis em Minas Gerais para que o Estado do Amazonas tenha um certo alívio na sobrecarga deste momento. É hora de nos unirmos esforços”.

Anúncio do governador Romeu Zema nas redes sociais — Foto: Twitter/Reprodução

Anúncio do governador Romeu Zema nas redes sociais — Foto: Twitter/Reprodução

 

Também durante o pronunciamento, o secretário da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral, afirmou que a pasta se prepara para receber as crianças.

“Recebemos a solicitação do Ministério da Saúde para socorro ao Amazonas. É importante lembrar que temos uma ocupação baixa de leitos pediátricos no Estado, diferente da ocupação de leitos de adultos. Temos que lembrar que o SUS é um sistema único, precisamos apoiar o Amazonas neste momento”, explicou o secretário.

Durante esta sexta-feira, o governador esteve nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes para fazer a entrega de seringas que serão utilizadas na vacinação contra a Covid-19. Em Barbacena, foram entregues 170 mil. Já em Juiz de Fora, 294 mil.

Situação crítica

Nos últimos dias, a capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.

G1 presenciou médicos e acompanhantes transportando cilindros nos próprios carros para levar aos hospitais. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

No início da noite desta sexta, Ministério da Saúde anunciou que adquiriu cilindros de oxigênio que devem durar 48h para manter 61 bebês prematuros em leitos de UTIs em Manaus. Ainda à tarde, estados já haviam sinalizado oferta de leitos para receber bebês e grávidas.

Por causa da situação, pacientes são transferidos para outros estados. Até o momento, 235 doentes serão transferidos para unidades de CE, GO, MA, PB, PE, PI, RN e DF.

Fonte: G1 Zona da Mata

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *