Anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita a Juiz de Fora nesta sexta-feira (15).
O Governo de Minas Gerais vai disponibilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas para crianças do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita a Juiz de Fora nesta sexta-feira (15).
A princípio, Minas Gerais vai receber 65 crianças do Estado, que passa por um colapso na rede de saúde por causa da pandemia da Covid-19. Ainda não foi informado, no entanto, para quais cidades os pacientes serão levados.
Durante a entrevista coletiva, Zema ainda explicou que “talvez depois de amanhã, estaremos recebendo os pacientes infantis em Minas Gerais para que o Estado do Amazonas tenha um certo alívio na sobrecarga deste momento. É hora de nos unirmos esforços”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/g/t/Qu5nXiRCyNiwKNp9m0uw/whatsapp-image-2021-01-15-at-15.23.51.jpeg)
Anúncio do governador Romeu Zema nas redes sociais — Foto: Twitter/Reprodução
Também durante o pronunciamento, o secretário da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Carlos Eduardo Amaral, afirmou que a pasta se prepara para receber as crianças.
“Recebemos a solicitação do Ministério da Saúde para socorro ao Amazonas. É importante lembrar que temos uma ocupação baixa de leitos pediátricos no Estado, diferente da ocupação de leitos de adultos. Temos que lembrar que o SUS é um sistema único, precisamos apoiar o Amazonas neste momento”, explicou o secretário.
Durante esta sexta-feira, o governador esteve nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes para fazer a entrega de seringas que serão utilizadas na vacinação contra a Covid-19. Em Barbacena, foram entregues 170 mil. Já em Juiz de Fora, 294 mil.
Situação crítica
Nos últimos dias, a capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.
O G1 presenciou médicos e acompanhantes transportando cilindros nos próprios carros para levar aos hospitais. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.
No início da noite desta sexta, o Ministério da Saúde anunciou que adquiriu cilindros de oxigênio que devem durar 48h para manter 61 bebês prematuros em leitos de UTIs em Manaus. Ainda à tarde, estados já haviam sinalizado oferta de leitos para receber bebês e grávidas.