A instituição recebe o material usado para a produção dos produtos, que são entregues à pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba como doar.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou a receber doações de óleo de cozinha, para ser usado na produção de sabões e sabonetes líquidos. O projeto havia sido temporariamente encerrado em setembro de 2020.
Os produtos fabricados pelo Departamento de Química da UFJF são destinados a pessoas em condição de vulnerabilidade, além de abrigos temporários, associações de catadores e penitenciárias, como proposta de combate à pandemia do coronavírus na cidade.
“A comunidade consegue usar o dinheiro para comprar comida e outras necessidades quando doamos o sabão”, afirma a professora do departamento de Química e coordenadora da iniciativa, Denise Lowinsohn.
Segundo Denise, são utilizados cerca de 120 litros de óleo por semana na fabricação do material. De acordo com a universidade, 11.200 litros de sabonete líquido e 8.930 barras de sabão já foram produzidos desde abril do ano passado, a partir do insumo de cerca de 1.620 litros de óleo doados pela população.
Os óleos podem ser doados por toda a sociedade civil de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Instituto de Ciências Exatas (ICE).