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Carteira de trabalho digital. Saiba todas as informações e como fazer

Já não é novidade que aos poucos, os documentos físicos estão sendo substituídos pelos digitais. E são inúmeras as vantagens já que aumentam a segurança e a praticidade do cidadão.

No Brasil, já temos a possibilidade de utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Titulo de eleitor e também a Carteira de Trabalho. E assim como os outros documentos oficiais digitais, a carteira de trabalho, esta autorizada pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho. A nova versão do documento é 100% equivalente à versão física e pode ser obtida de forma online.

Isso significa que ao ser contratado, o seu novo empregador poderá realizar o seu registro de maneira totalmente digital através do portal eSocial, apenas com o número do seu CPF.

Mas não se apresse em perder ou jogar a sua carteira de trabalho fora. A orientação do Ministério é guardar o documento para uma eventual comprovação de tempo de serviço.

Como fazer a carteira de trabalho digital: Passo a passo

O primeiro passo para dar início a sua nova Carteira de Trabalho é realizar um cadastro no site do Ministério.

  • Acessar o site “Emprega Brasil” do Ministério do Trabalho e Economia e selecionar a opção “Quero me cadastrar”.
  • Na página do primeiro acesso será necessário informar algumas informações (CPF, Nome completo, Data de nascimento, Nome da mãe, Estado).
  • Em seguida será necessário validar alguns dados por questões de segurança e para impedir que outra pessoa se passe por você.
  • No passo seguinte é necessário escolher uma das duas formas de validar a sua conta: através de SMS ou e-mail.
  • Insira o código de validação recebido via SMS ou e-mail e crie uma senha de acesso.
  • A seguir você deverá ser informado de que seu cadastro foi confirmado, assim você já pode fazer login na sua conta.
  • Após realizar login, você será automaticamente direcionado para a Área do Cidadão e poderá ter acesso aos serviços digitais já existentes.
  • Para ativar a sua Carteira de Trabalho Digital será necessário retornar ao portal Emprega Brasil e realizar login novamente, através do botão “Entrar” no canto superior direito da página.
  • Autorizar o uso de dados pelo Emprega Brasil.
  • Retornar ao portal Emprega Brasil e lá você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital.

Na página que consta sua CTPS Digital será possível ter acesso a todos os dados atualizados sobre um novo emprego ou antigos contratos. É importante se manter sempre atento a esse documento e verificar se tudo está corretamente preenchido.

Apesar de o preenchimento ser totalmente automatizado, é sempre bom se atentar para qualquer eventual erro. Uma pequena alteração hoje pode dar uma grande dor de cabeça lá na frente.

Entretanto, é inegável que a praticidade e a segurança oferecidas pela nova versão do documento, são muito superiores a versão física.

Fonte : Rádio Muriaé / Ministério de Trabalho

 

 

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