Pular para o conteúdo

SES registra mais de 100 óbitos por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

Minas Gerais tem mais de 4.500 vidas perdidas em decorrência do coronavírus

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) desta quinta-feira (20) confirmou mais 107 vidas perdidas em decorrência da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A pasta estadual também confirma 3.904 novas contaminações em 24 horas, entre quarta e esta quinta, deixando Minas Gerais com mais de 185 mil infecções confirmadas. No boletim desta quarta, a SES já tinha confirmado a morte de 130 pessoas em decorrência do coronavírus no estado.

No total, até esta quinta, 185.062 mineiros testaram positivo para o coronavírus até o momento, conforme a SES. Desses, 29.128 permanecem em acompanhamento pelas unidades de saúde, enquanto 151.391 são considerados curados da enfermidade. O número de óbitos chegou a 4.543 após novo avanço no estado, sendo que 467 municípios mineiros já contabilizaram vítimas fatais da Covid-19.

De acordo com a secretaria estadual, 19.678 infectados tiveram de ser hospitalizados em hospitais da rede pública ou privada de Minas Gerais. Outros 165.384 realizaram períodos de isolamento domiciliar, em dados acumulados desde o princípio da pandemia no estado.

Sobre a quantidade de óbitos registrada nesta quinta, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, em entrevista coletiva à imprensa durante a tarde, que dos 107 óbitos, cerca de 80% aconteceram nos últimos 15 dias. “E 20% são óbitos antigos, que estão sendo atualizados. Isso sinaliza que estamos conseguindo manter uma taxa de atualização razoável e o momento de transição pra o Sivep-Gripe já está finalizando”, completou o secretário, citando a mudança de sistema que ocorreu no início deste mês e que, conforme a SES, teria causado um volume de notificação de óbitos acima do normal até então.

Coronavírus em JF

A SES confirma, no informativo mais recente, 4.124 casos e 144 vítimas da Covid-19 em Juiz de Fora. O município, até terça-feira (19), por sua vez, havia confirmado 143 vidas perdidas e 4.306 contaminações confirmadas.

Nova forma de testagem

Também na entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que uma nova forma do teste RT-PCR passará a ser utilizada no estado. De acordo com ele, o objetivo é comparar as formas de coleta do tipo swab, em que utiliza-se uma espécie de cotonete, e a forma de coleta por meio da saliva. “Nós validamos que o uso da saliva tem a mesma confiabilidade que o uso do swab. Além disso, a coleta por meio da saliva é mais simples, não interfere no tempo para processamento do exame e é mais confortável para quem passa pelo o exame. Como não haveria mais necessidade do swab, aumenta a chance de podermos, num tempo mais curto, expandir a indicação para coleta do exame”, explicou.

 

Fonte: Tribuna de Minas

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *