Material foi desenvolvido para proteger as equipes no transporte de vítimas com doenças infectocontagiosas, como a Covid-19.
O Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora conta agora, com uma proteção denominada “maca bolha”. A informação foi confirmada ao G1, nesta quarta-feira (20), pela corporação.
O material foi desenvolvido para proteger as equipes no transporte de vítimas com doenças infectocontagiosas, como a Covid-19. Inicialmente, o instrumento será utilizado para a remoção dos pacientes com a doença no município, podendo ser operado em outras situações.
A “maca bolha” pode ser manuseada no transporte aéreo, terrestre ou aquático. O suporte trabalha com pressão negativa retirando todo ar contaminado do interior da cápsula, filtra e manda para o ambiente externo.
Conforme o Corpo de Bombeiros o “uso desta maca tem obrigatoriedade dos socorristas estarem totalmente equipados, conforme o protocolo do novo coronavírus”.
Em outras cidades do Brasil, o equipamento também já é utilizado. Por exemplo, em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde um paciente foi colocado na cápsula hermeticamente isolada e levado para o município de Miguel Pereira (RJ).
Fonte: G1 Zona da Mata